Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Quinta-feira, 22 Abril , 2010, 15:57

        

      Calder e Petra são dois alunos do 6º ano da Escola da Universidade de Chicago. A sua amizade surge devido à grande admiração de ambos pela sua professora, a Sra. Hussey, que dá aulas de uma maneira fora do comum. Num dia, a meio de uma discussão sobre a melhor maneira de comunicar, os dois amigos vêem-se envolvidos numa misteriosa busca do quadro roubado de Vermeer.

     É o resumo de um livro que, apesar de ser muito estranho, adorei. Todo ele é mistério e códigos e, só no final, é que se percebe tudo. Nunca li um livro igual. «O Código da Vinci contado aos mais novos» - é o que dizem. Quanto a mim, é simplesmente “O Mistério do Quadro Desaparecido”! Não consigo compará-lo com outro livro.

     A história circula à volta do pentaminó, uma ferramenta matemática constituída por doze peças, cada uma feita de cinco quadrados e com nomes de letras do alfabeto. A maneira como o livro “utiliza” estes pentaminós leva-me a pensar que nada surge por acaso.

     Uma coisa curiosa que acontece é que o narrador, não participante, começa por contar os sentimentos das personagens. É muito interessante, pois faz com que o autor se auto-relacione com elas.

     “O Mistério do Quadro Desaparecido” é um livro mágico que mudou a minha maneira de pensar, tendo sido um dos que mais me marcou.

Experimentem lê-lo!

  

Ana Inês Moura Gomes  8º1


mais sobre mim
Abril 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16

18
20
21
23

26
27
28
29
30


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO