Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Sexta-feira, 26 Março , 2010, 14:04

Olá!

 

Nós vamos falar de um conto muito interessante que lemos em Ler+,  “O espelho ou o retrato vivo”, incluído no livro – “A Árvore”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Este livro fala-nos de uma família que vivia numa aldeia do Japão, numa casa muito bonita e muito limpa. Um dia o homem teve de ir a Kioto, porque tinha de resolver uns assuntos de negócios… Quando voltou, trouxe uns presentes para a sua mulher e para a filha! Para a mulher, trouxe rolos de tecidos de seda e algodão… Para a filha, trouxe bolas e bonecas. Mas trouxe um presente especial para a sua esposa, um espelho… Como era um objecto desconhecido, a mulher não compreendia que ele reflectia a sua própria imagem!

A sua beleza era tanta que, quando percebeu que, naquele espelho, estava o seu retrato vivo, passava dias e noites agarrada àquele objecto, maravilhada com a sua beleza. Preocupada com a sua vaidade, arrumou-o na caixa e pô-lo debaixo da cama, até que um dia adoeceu. Quando estava quase a morrer, pediu à filha para ir buscar o espelho e ficar com ele. Contudo, aconselhou-a a olhar para ele, apenas de vez em quando…

Desculpem, não podemos desvendar mais nada.

Leiam este livro, é interessantíssimo!

 

Daniela Cristina Oliveira, 6º2

Diana Ferreira Ribeiro, 6º2


jorge almeida a 31 de Março de 2010 às 23:15
Quem lê tem sempre argumentos para elucidar os outros e leva-los a ler. este comentário abriu-me o "apetite" por esta história... vou comprar o livro e le-lo. parabéns

mais sobre mim
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12

14
15
17
18
19

21
23
25
27

28
29
30
31


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO