Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Quinta-feira, 21 Junho , 2012, 21:17

Este livro conta-nos uma história encantadora onde a sensibilidade e a criatividade emparceiram com a beleza da expressão escrita e destacam a importância da amizade, do amor, do respeito pelo outro, da solidariedade, da cooperação, do trabalho em equipa, da gratidão…

Fui falar com os alunos que participaram neste trabalho sob a orientação da Senhora Professora Lourdes Luís, que se encontram, neste momento, no 5º 6 da EB 2,3 de Lamego. Transmiti-lhes a minha opinião sobre o produto final, felicitei-os pelo excelente trabalho de equipa e ouvi os seus depoimentos relativos ao percurso deste projeto, às vivências que o acompanharam, aos sentimentos e memórias que perduram.

Aqui ficam alguns registos.

Lídia Valadares

 

Amor com Amor se paga

 

 

Amor com amor se paga conta uma história, agora publicada em livro, que nos proporcionou uma experiência absolutamente fantástica, mas que também nos deu bastante trabalho. Contudo, com a ajuda da Senhora Professora Lourdes Luís, que nos acompanhou desde o primeiro até ao quarto ano, e das Estagiárias, conseguimos um belo produto final.

 

Esta história foi criada quando andávamos no segundo ano da turma A, depois de ter sido proposta a nossa participação no concurso “Conta-nos uma história”, que aceitámos logo de imediato e onde ficámos classificados em primeiro lugar.

 

O livro foi publicado pela Editora Alfarroba e, no passado dia 6 de Junho, fomos convidados a assistir ao seu lançamento, que se realizou no Centro Escolar de Lamego. Adorámos estar, de novo, juntos com a Senhora Professora Lourdes e a cerimónia do lançamento do livro foi muito bonita.

 

Achamos que o livro está belíssimo!

 

E, de facto, podemos concluir que: “Quando trabalhamos em equipa como verdadeiros amigos vencemos todos os obstáculos”.

 

Beatriz Pinto e Margarida Cardoso – 5º 6


No segundo ano do primeiro ciclo, no âmbito de um projeto para o Museu do Douro, propuseram-nos um desafio e nós escrevemos uma história chamada: Amor com amor se paga. Depois de ilustrarmos a história, fizemos um pequeno livro, que ficou numa exposição. No quarto ano, participámos no concurso “Conta-nos uma história e acabámos por ganhar.”

Depois de passarmos por tudo isto, a Senhora Professora Lourdes Luís decidiu publicar o livro.

No dia do lançamento, estávamos todos muito nervosos, mas acabámos por conter os nervos e, depois, foi muito divertido lá estar.

Adoramos o livro e as ilustrações estão fantásticas.

    

 Gonçalo, João, Jorge e José Pedro, 5º 6


Eu gostei muito de participar, em conjunto com os meus colegas e com a Senhora Professora Lourdes Luís, na história Amor com amor se paga, agora publicada num livro.

Tudo começou no primeiro ciclo, quando nos foi lançado o desafio de criar uma história. Para tal, tínhamos de saber muito bem determinadas matérias.

A história fala sobre uma viagem aos planetas e sobre o valor e a importância que têm o amigos. Mais tarde, entrámos no concurso “Conta-nos uma história e viemos a saber que ficáramos em primeiro lugar.

Agora, surge um livro maravilhoso, que nos incentiva a continuar a trabalhar.

 

Carolina Gomes, 5º 6


Eu gostei muito de participar na elaboração da história Amor com amor se paga. Para este texto escrever, tivemos de ser muito criativos, trabalhar em equipa, saber muito bem a tabuada, os nomes dos planetas e, especialmente, escrever bem.

Acho que as ilustrações ficaram lindas e dão vida ao texto.

 

Beatriz Lázaro, 5º 6

 


 

Quando andávamos no 1º ciclo, a nossa turma, com o apoio do Museu do Douro, dos nossos estagiários e da Srª Professora Lourdes Luís, produziu um texto em que a amizade, o amor e a entreajuda eram os principais elementos.

 

Amor com amor se paga é uma história muito criativa em que viajamos pelo espaço, de planeta em planeta, enfrentamos imensos desafios, ajudamos, somos ajudados e aprendemos o valor da amizade e da união.

 

Quando visitámos o Museu do Douro, um museu fantástico que narra as imensas tradições da nossa região, fizemos algumas ilustrações alusivas ao nosso texto. Mais tarde dramatizamo-lo. Quando soubemos da existência de um concurso em que podiam ser apresentados trabalhos em áudio, gravámo-lo e a nossa professora submeteu o trabalho. 

 

Fomos os vencedores!

 

Algum tempo depois, a Srª Professora Lourdes teve a ideia de editar o trabalho em livro.

No dia 6 deste mês foi a sessão do seu lançamento. Um momento inesquecível que nos fez recordar a experiência espetacular que foi realizar este trabalho juntamente com a nossa professora, uma pessoa muito simpática e generosa que, para nós, será uma eterna amiga.

Francisca e Samanta, 5º6


No dia 6 de Junho de 2012, fui assistir ao lançamento de um livro que conta uma história escrita por alguns dos meus colegas enquanto frequentavam o 1º ciclo. Nessa sessão, foram projetados vários “slides” que mostravam como tinha surgido o livro.

Dias depois, a Srª Professora Lídia Valadares foi à nossa aula de Português, falou sobre o livro, a história encantadora que nele morava, as ilustrações fantásticas, deu os parabéns aos autores e ouviu as opiniões dos elementos da turma. Eu manifestei a minha opinião, dizendo que considerava o livro muito bonito, a história muito interessante e criativa e as ilustrações magníficas. Referi que tinha achado muito engraçado o facto de haver, em cada planeta, uma personagem que obrigava os meninos a fazerem coisas inimagináveis.

O lema do livro é a amizade e o título Amor com amor se paga. Como podem ver, está tudo relacionado e eu só acrescentaria: A união faz a força!

Eu adorei este livro e comprei um exemplar para me recordar sempre dos meus colegas.

 

Carolina, 5º6


Tudo começou no segundo ano de escolaridade, com o projeto “Ler+”, que nos motivou a elaborar uma história orientada pelo tema da solidariedade. No terceiro ano, participámos no concurso “Conta-nos uma história” com um texto que criámos e escrevemos. Mais tarde, dramatizámo-lo e, depois, gravámo-lo com a ajuda do Sr. Professor José Carlos. Já no quarto ano participámos num concurso com este texto e certo dia, quando recebemos a notícia que tínhamos ficado em primeiro lugar, a sala tornou-se numa autêntica euforia!

Neste ano letivo, em que frequentamos o 5º 6, na Escola EB 2,3 de Lamego, informaram-nos que o nosso livro iria ser editado. Ficámos muito felizes e, passados alguns dias, fomos ao seu lançamento. Sentimos uma grande alegria!

 

Ana Cardoso, Ricardo Barreto e Sérgio Pereira, 5º6



mais sobre mim
Junho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14
15

17
18
19
20
23

24
25
26
27
28
29
30


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO