Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Segunda-feira, 11 Junho , 2012, 14:30

Comemorou-se em 2011 o Ano Internacional da Química, iniciativa que pretendia mostrar as conquistas e os avanços desta ciência.

Neste âmbito, o Agrupamento Vertical de Lamego levou a cabo várias atividades, entre as quais se destaca a construção, em azulejo, de uma Tabela Periódica Artística. Este projeto, que se estendeu por dois anos letivos, revelou-se um modelo de articulação horizontal e vertical.

Assim, no cumprimento da planificação anual da disciplina de Ciências Físico-Químicas, cada aluno do nono ano realizou um trabalho de pesquisa sobre um determinado elemento químico. Posteriormente, na disciplina de Educação Visual, cada um dos alunos elaborou uma ilustração alusiva ao elemento que tinha pesquisado. Por fim, todas as ilustrações foram reproduzidas em azulejo pelos alunos do curso CEF de Azulejaria.

O resultado é o que se pode ver através das fotografias ilustradoras do produto final, uma Tabela Periódica que conjuga da melhor forma a ciência e a arte.

Esta Tabela Periódica encontra-se exposta no átrio da escola sede do Agrupamento Vertical de Lamego, contribuindo assim para aproximar a química do cidadão comum que, por norma, não a entende porque não a conhece.

Desta forma, os elementos químicos olhados e trabalhados artisticamente convidam a uma interpretação científico-artística na sua observação e a uma leitura mais rica e sedutora.

  

José Queirós


De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Junho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14
15

17
18
19
20
23

24
25
26
27
28
29
30


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO
subscrever feeds