Podemos dizer que a expressão “música espanhola” é praticamente sinónima de Flamenco, apesar de existirem muitos géneros musicais (Folclore, Rock, Pop, Hip Hop, entre outros)…
De facto, se falarmos de música espanhola, vem-nos imediatamente ao pensamento o Flamenco – uma forma de arte que se manifesta não só através da música como também da dança. As suas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influências árabes e judaicas.
O Flamenco é associado, principalmente, à região de Andaluzia e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola.
Como qualquer tradição, sofreu várias transformações desde a sua origem. Inicialmente, o canto era a sua única forma de expressão; a guitarra, as palmas, o sapateado, a dança, o cájon e mesmo as célebres castanholas só mais tarde foram incorporadas. Atualmente, já se verificam influências da música moderna com o Jazz, o Pop e o Rock.
Camáron deu origem ao “Flamenco Fusion” e foi o mais popular e influente cantor do período moderno. Apesar do seu trabalho ter sido criticado pelos tradicionalistas, é considerado de grande importância por dar a conhecer às gerações mais novas a cultura do Flamenco.
O “Novo Flamenco” é uma mistura de Rumba, Salsa, Pop, Rock e Jazz.
Entre 1869 e 1910, durante a chamada época de ouro do Flamenco, este género artístico desenvolveu-se rapidamente nos chamados “cafés cantantes”. Os dançarinos também se tornaram numa das maiores atrações para o público desses cafés. Ao mesmo tempo, os guitarristas que os acompanhavam foram ganhando reputação e, dessa forma, nasceu, como uma arte própria - a guitarra do Flamenco. Julián Arca foi um dos primeiros compositores a escrever música flamenca, especialmente para guitarra.
A guitarra de Flamenco tradicional é feita de madeira de cipreste e abeto, é mais leve e um pouco menor que a guitarra clássica, com o objetivo de produzir um som mais agudo. O guitarrista mais famoso, neste âmbito, é Paco de Lucía.
Em 2010, o Flamenco foi reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.
Conhecer e apreciar o Flamenco é mergulhar num mundo de emoções singulares e conhecer um espaço genuíno da alma espanhola.
Cristiana Teixeira, 7º 1