Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Sábado, 13 Fevereiro , 2010, 20:55

 

Nos gostámos de todas as actividades realizadas no Cantinho da Leitura, mas especialmente das apresentações dos livros dos nossos colegas. Então, vamos falar um pouco sobre cada livro. O primeiro livro foi apresentado pelo Manuel.

 

 

Intitula-se “Ontem foi sábado” e o autor é Daniel Nesquens. O nosso colega falou-nos um pouco da história do livro, disse-nos porque tinha gostado dele e como o conhecera. Depois leu-nos a sua parte preferida, aquela em que uma família tinha comido uma pizza que os seus vizinhos tinham encomendado. Imaginem as confusões! Tinha episódios muito cómicos e nós rimos com vontade. O segundo livro foi apresentado pela Diana.

 

Tinha como título “A Natureza Amiga”, de Jorge Branquinho, Ed. Nosso Amiguinho. Desse livro, a nossa colega escolheu a história “Uma maravilha chamada água” e nós ficámos maravilhados com o que ouvimos. A Liliana apresentou-nos um livro fantástico: “Gatinho Mágica - Um Verão Mágico”, de Sue Bentley. Desta vez, era a história de um gatinho que tinha ido parar a uma casa desconhecida, não sabia onde se encontrava, mas...

 

 

A Ana Rita deu-nos a conhecer o livro “Cão que ladra não morde”, de Ana Oom e ilustrações de Raquel Pinheiro.

 

Leu-nos uma parte em que uns meninos andavam a investigar por que razão o dono de uma loja berrava tanto. Ficámos então a saber que a história dava razão ao provérbio, pois o senhor que gritava muito, afinal, era uma excelente pessoa. O que teria ele feito? Não podemos dizer. A nossa colega Daniela trouxe-nos o livro “Rosa minha irmã Rosa”, de Alice Vieira e falou-nos dele com muita emoção. Contou-nos que havia uma menina, Mariana, que era filha única até à altura em que sua irmã, Rosa, nasceu. Daí para a frente, tinha de partilhar tudo com a irmã: brinquedos, pessoas… Como se sentiria Mariana?

 

 

 O Diogo apresentou o conto “O Repolho”, que faz parte do livro “Contos de Sempre”-Tomo II, Ed. Everest. Falava de uma senhora grávida que desejava muito um repolho do quintal da bruxa que vivia ao seu lado e o marido foi lá e trouxe um, mas a mulher gostou tanto que o mandou ir buscar mais. Quando lá chegou, a bruxa apanhou-o e disse-lhe que só lhe permitiria levar os repolhos se lhe desse a sua filha.

 

Que teria ele decidido? Querem saber? Então procurem os livros e leiam-nos. São muito interessantes!

 

Natália Pinto - Nº19 - 6º2

Miguel Duarte - Nº18- 6º2


mais sobre mim
Fevereiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
26
27



LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO