Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Sábado, 26 Novembro , 2011, 13:05

 

Na última terça-feira, dia 15 de novembro, pelas 15h, tivemos uma aula diferente, isto é, uma oficina de escrita dinamizada pelo autor do nosso manual de Português, Dr. António Vilas-Boas.

Esta Ação de Formação decorreu na biblioteca escolar e, para além da nossa turma, também estavam presentes vários professores da nossa Escola e de outras da cidade.

Quando soou a campainha, já todos sabíamos que o nosso destino seria a biblioteca e não a tradicional sala de aulas. Entrámos e ocupámos os nossos lugares em mesas organizadas para trabalho em grupo.

O Diretor do Agrupamento Vertical de Lamego, Dr. Carlos Rei, abriu a sessão, apresentando o Dr. Vilas-Boas e agradecendo a sua presença. Depois, foi a vez do nosso convidado começar a distribuir o material para a oficina de escrita. Explicou-nos tudo o que iríamos fazer e até deu uma ajudinha a quem estava com dificuldades em iniciar a composição. O Sr. Dr. Vilas-Boas acompanhava permanentemente o que íamos escrevendo, assinalava alguns erros, levando-nos a descobrir a forma correta de escrever… Por exemplo, lembrava que deveríamos evitar repetições de palavras e arranjar maneira de o conseguir, levava-nos a recordar os casos de vírgulas proibidas, etc.

Depois de ultrapassadas as etapas de construção de texto (planificação, textualização e revisão/reformulação), lemos o produto final para todos.

Bem, esta oficina de escrita foi espetacular. Aprendemos imenso e de uma forma muito divertida, pois o professor tem um grande sentido de humor!

 

Mariana Cardoso, 7º1

 

 

O que eles dizem…

 

Esta oficina de escrita foi muito enriquecedora, pois aprendi a estruturar melhor os textos e convivi com o autor do nosso manual: o Sr. Dr. António José Vilas-Boas.

Gostava muito de poder repetir esta experiência para desenvolver mais capacidades a nível da escrita. 

Patrícia Santos 7º1

Nesta oficina, escrevemos um texto sobre o que tínhamos feito no dia anterior e gostei muito desta actividade. Acho que fiquei a saber estruturar melhor um texto e enriqueci  o meu português.

Além do mais, adorei conhecer o autor do nosso manual de Língua Portuguesa do 7º ano!

 

Leandro Paiva, 7º1

 

Penso que esta sessão foi muito proveitosa para o desenvolvimento  da minha expressão escrita, porque me ajudou a saber  retirar, a substituir palavras por outras mais apropriadas, a colocar os verbos nos tempos certos… E gostei muito de conhecer o Professor António José Vilas-Boas!

Hugo Xavier, 7º1

Eu penso que esta oficina foi uma atividade muito enriquecedora a nível da escrita. Também gostei muito da forma como o Sr. Dr. António Vilas-Boas lidou connosco: falava a sério, brincando… Corrigia-nos à medida que íamos escrevendo e apresentava-nos hipóteses de reformulações. Foi muito interessante!

Bruna Ribeiro, 7º1

 

A oficina de escrita não só foi interessante como também muito importante.
Adorei esta atividade, porque notei os erros constantes que dou sem me aperceber.
O Sr. Dr. António José Vilas-boas foi muito simpático e aprendi bastante com ele. Era engraçada a forma como ele dizia as coisas, falava a sério, mas brincava com a situação, ao mesmo tempo.

Ai! Quando ele me chamou para ler o meu texto em frente aos professores de português, fiquei bastante nervosa, tinha a impressão de que estava muito corada, tal como um tomate, de certeza!...

 

Cristiana Teixeira, 7º1

 

Esta oficina de escrita ajudou-me a desenvolver a expressão escrita e a aumentar os conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Gostava de participar em mais Ações de Formação deste tipo.

José Miguel, 7º1

 

Este momento com o Dr. António José Vilas-Boas foi inesquecível, não só para mim como também para os meus colegas! Acho que vamos ter alguns progressos a nível da expressão escrita.

Madalena, 7º1


sandro a 5 de Dezembro de 2011 às 14:33
eu tambem acho que a oficina de escrita enriqueceu muito alguns dos nossos conhecimentos em termo de lingua portuguesa...
gostei muito do professor villas-boas e engrassado e muito brincalhao,gostava de repetir.

mais sobre mim
Novembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO