Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Domingo, 09 Janeiro , 2011, 20:48

 

 

No Cantinho da Leitura, o pai do nosso colega Manuel apresentou-nos um livro chamado “A Magia do Círculo Azul”, escrito por José Jorge Letria, ilustrado por Alex Gazblau, da Texto Editora.

Este livro fala de um menino cheio de vida e alegria que gostava muito de brincar com o seu cão, Flecha, fazendo corridas com ele. Só que, em determinada altura, o António começou a beber muita água e a ir muitas vezes à casa de banho. Então, os pais levaram-no ao médico e, após vários exames, foi-lhe diagnosticada uma doença – a diabetes. O menino sentiu-se desanimado, deprimido, sozinho, porque pensava que só ele tinha esta doença. Mas um dia, na sala de aula, amuado e solitário, recebeu a visita de um pombo que pegou num lápis do António e desenhou um círculo azul com meninos à volta, explicando-lhe que aquele símbolo era o símbolo da amizade. Depois, foi-se embora e, por magia, apareceu-lhe uma menina na sala de aula, também com o mesmo círculo azul. Ele ficou muito tempo a olhar para o círculo e, finalmente, compreendeu que não era o único a ter aquela doença, mesmo naquela escola. Começou a sentir-se menos sozinho e desanimado.

Passado algum tempo, viu um menino que, tendo subido a uma árvore, não conseguia descer e estava muito aflito. Então, o António encheu-se de coragem e foi ajudá-lo a descer daquela árvore. A partir desse dia, ele voltou a ser como era antigamente, voltou a brincar, a fazer corridas com o seu cão Flecha e a viver com alegria!

 

Miguel Duarte, 7º1

Telmo Sousa, 7º1


Jorge Almeida a 10 de Janeiro de 2011 às 14:55
Bonito comentário. Estão de parabéns. O António ficaria contente por saber que tem gente como vecês a ler e a transmitir aos outros aquilo que leram.
Podem e devem continuar assim.

mais sobre mim
Janeiro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21

24
25
26
27
28
29

30
31


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO