Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Segunda-feira, 22 Março , 2010, 22:32

 

Embora com outro nome ou talvez mesmo sem nome, o importante é celebrar a leitura, pois ela é o transporte do homem para o mundo dos sonhos, da fantasia, ao mesmo tempo, constitui-se numa ferramenta indispensável para a compreensão das coisas, daquelas que são realmente importantes e há muitas…

A leitura é por assim dizer o alimento do intelecto, uma substância altamente vitaminada para que a inteligência possa fluir e dela possam surgir novas coisas, novos valores. É uma espécie de arquitectura das ideias, fundamental em qualquer “cabeça”, de onde partem as interpretações do abstracto, para depois se constituírem como coisas concretas.

Ler para além de um exercício que alimenta a mente, é uma outra forma de ver, de sentir, de conhecer… É um pequeno “mundo”recheado com as mais variadas realizações, é uma outra forma de viajar e de sonhar.

A leitura torna-nos mais responsáveis, activos e tal como diz o escritor peruano Mário Vargas Llosa, “um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideais”.

A leitura combate o esquecimento e faz perdurar pelo infinito através das palavras, coisas, gestos, sensações ou até mesmo desejos, porque quem lê como escreveu Bruno Santos na história “Um pequeno livro com pássaros”, “ (…) festeja as palavras e colhe nelas a salvação, quem agarre a vida e com peito aberto enfrente a indiferença…” (Santos 2008:36)

O poder de um livro tem destas coisas, arma-nos cavaleiros de uma “irmandade” (a das letras) cujo fundamento nunca prescreve e cuja “batalha” não mata, não fere, não discrimina e não exclui. Ao invés, enriquece a alma e torna sábios os seus leitores.

Porque “o livro é corpo que vive. Morre muitas vezes e ainda continua espírito” (João Scortecci), a leitura substancia-o (ao livro transformado em espírito) tornando-o infindável e a magia nele guardada um precioso tesouro ou não fossem as palavras que transcrevem as histórias verdadeiros tesouros…

A leitura é uma janela para o mundo e quanto mais lermos mais perto e melhor estaremos desse mundo.

Ler é um bom caminho e sempre que alguém se junta para celebrar as palavras, desponta a festa da leitura. E que festa!

 

 

Jorge Almeida, in Jornal do Douro, ed. 17 de Março


Lídia Valadares a 24 de Março de 2010 às 11:52
Bem-vindo à nossa comunidade de leitores!
Bem-haja pela sua colaboração na promoção da leitura, no incentivo ao prazer de ler e pela parceria que connosco estabelece.
É partilhando o gosto pela leitura que seduzimos os outros para o mundo maravilhoso dos livros.
Contamos com a sua colaboração.
Até breve.

Lídia Valadares e Cidália Loureiro

mais sobre mim
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12

14
15
17
18
19

21
23
25
27

28
29
30
31


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO