Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Quarta-feira, 12 Janeiro , 2011, 09:05

A formação do carácter cívico deve conter, entre outras componentes, o estímulo e a responsabilização como duas vertentes essenciais para incutir no jovem cidadão uma atitude proactiva, que contribua para o desenvolvimento pessoal e da sociedade que o rodeia.

Deixando de lado as problemáticas de política educativa em anos mais recentes, gostava de enaltecer o papel crucial que os professores e as professoras assumem neste domínio. E esse contributo insubstituível começa no ensino básico, numa época em que, por via da crescente desestruturação do núcleo familiar e da prevalência de paradigmas do tipo “deixa andar”, o papel dos pais tende a ser menos interventivo.

É gratificante, quando chega a altura de fazer o balanço do nosso percurso escolar, sentirmos que, desde o início e ao longo dele, houve alguém que nos marcou de forma indelével. Na nossa primeira professora (ou professor) podemos corporizar uma singela homenagem a essa ajuda para a nossa realização humana.

Cândida ou austera, exigente e compreensiva, a nossa professora primária acompanhou-nos nas primeiras dificuldades, abriu-nos a porta do conhecimento, estimulou-nos a exigência de ir mais longe, ajudou-nos a definir o sonho e a traçar o rumo da nossa vida.

Na altura em que se vai iniciar mais um ano escolar, apoiarmos os professores na sua exigente missão é um desígnio que devemos assumir, para que, ao cuidar do presente asseguremos o futuro.

 

Manuel Pereira Névoa, in Jornal Metro, 2009

 

 

 

 

Nota: Este artigo foi publicado no Jornal Metro, em Setembro de 2009. É uma homenagem ao contributo que os professores deram e dão à formação dos jovens. Pela sua pertinência e intemporalidade, não poderíamos deixar de partilhar este texto com toda a comunidade do nosso “Ponto de Encontro” de leituras.

Ao seu autor, o nosso sincero agradecimento, pela homenagem que presta e pelo estímulo que dá aos profissionais que tanto dão de si para a formação integral do indivíduo e da sociedade. Bem-haja!

 

Lídia Valadares e Cidália Loureiro


Lídia Valadares a 12 de Janeiro de 2011 às 21:30
Reiteramos os agradecimentos ao autor pela magnífica mensagem e não podemos deixar de salientar a qualidade e a elegância da escrita. Parabéns!

Lídia Valadares e Cidália Loureiro




mais sobre mim
Janeiro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21

24
25
26
27
28
29

30
31


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO