Aqui é o ponto de encontro de todos os que gostam de ler, de falar de livros, de ilustrar as passagens preferidas, de partilhar leituras…
Vamos conversar?
Neste espaço, podemos partilhar com os outros as nossas opiniões sobre livros/textos que apreciamos, leituras que adoramos e, também, conhecer novos livros interessantes. Leste um livro interessante? Então, fala-nos um pouco dele. Vem até aqui, ao nosso PONTO de ENCONTRO, um espaço que gostaríamos que fosse verdadeiramente NOSSO, de toda a Comunidade Educativa.
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
publicado por Cidália Loureiro e Lídia Valadares | Segunda-feira, 24 Maio , 2010, 21:41

 

 

 

 

 

No Cantinho da Leitura, lemos algumas histórias do livro "VEM AÍ O ZÉ DAS MOSCAS E OUTRAS HISTÓRIAS" de António Torrado e gostámos especialmente de uma - "Maria Rosa e os sete veados barbudos". E aqui estamos, no nosso "PONTO de ENCONTRO" para falare um pouco dewssa história. Experimentem lê-la. Vão adorar!

 

 

Esta história é muito interessante, porque fala de sete irmãos que, a certa altura, decidiram deixar crescer as suas barbas. Deram o nome ao grupo de “Os Sete Irmãos Barbudos”.

Mais tarde, a mãe destes informou-os que iria ter outro filho. Os sete ficaram muito felizes, pois pensavam que iriam ter mais um irmão e, assim, seriam “Os Oito Irmãos Barbudos”. Mas, para seu desgosto, tiveram uma irmã.Todos ficaram desgostosos, excepto o mais novo, Leonel, que estava radiante por ter uma irmã.

Os pais passaram a dar mais atenção à pequena Maria Rosa, assim se chamava a menina. Então, os irmãos, cheios de ciúmes, resolveram sair de casa.

Mais tarde, os pais morreram e Maria Rosa resolveu procurar os irmãos. Percorreu muitos locais, até que, a certa altura, já muito cansada, encontrou uma casa abandonada e instalou-se. Nessa casa, estavam os sete irmãos que, quando chegaram e depois da menina se apresentar, fizeram dela escrava, excepto Leonel, que queria saber notícias dos pais.

Maria Rosa passou a ser escrava dos irmãos e havia uma recomendação que eles lhe faziam: nunca ir buscar água à fonte da mina, pois estava enfeitiçada para o mal. Contudo, um dia, com pressa, Maria Rosa foi buscar água à fonte da mina e, quando começou a lavar os pés dos irmãos, estes transformaram-se em veados. Passaram a ser “Os Sete Veados Barbudos”.

Entretanto, Maria Rosa apaixonou-se pelo príncipe.

Mais tarde, os veados saltaram uma fogueira e regressaram ao seu estado natural: os sete irmãos barbudos.

Pouco tempo depois, Maria Rosa casou com o príncipe. E viveram muito felizes...

 

 

 

Raquel Choça,5º2

Rui Santos, 5º2

Ana Ribeiro, 5º 2           

Gonçalo Vieira, 5º 2


mais sobre mim
Maio 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
21
22

23
25
26
27
28
29

30
31


LER
“O prazer de ler e de escrever não é um acto solitário, é uma forma de entrar em relação com o outro, de partilhar uma paixão.” Cláudia Freitas, Leituras Cruzadas
blogs SAPO